Modelo OSI

26 junho 2013

O modelo OSI (Open System Interconection) é um modelo conceitual que caracteriza e padroniza as funções internas de um sistema de comunicações por meio de seu particionamento em camadas (layers) abstratas. Esse modelo foi definido pela ISO (International Organization for Standarition).

O modelo conceitual OSI é dividido em 7 camadas lógicas. São elas: Camada Física, Camada de Enlace, Camada de Rede, Camada de Transporte, Camada de Sessão, Camada de Apresentação e Camada de Aplicação.


1- Camada Física: Também conhecida como PHY, é responsável por fornecer a mecânica elétrica, meios funcionais para estabelecer as conexões entre as entidades de enlace.

2- Camada de Enlace: Fornece a comunicação para o TCP e UDP, o método inclui o estabelecimento manutenção e liberação da comunicação. Também é responsável por detectar erros que ocorrem na camada física. O IEEE dividiu o Enlace em 2 sub-camadas: o Logical Link Control (LLC) e o Medium Access Control (MAC).

3- Camada de Rede: Fornece os meios funcionais e procedurais para o modo sem conexão (UDP) ou modo conectado (TCP). Fornece também entidade de transportes independentes de roteamento e considerações de relay. Por exemplo: um roteador IP não se incomoda de rotear uma mensagem de email ou uma conversação por voz.

4- Camada de Transporte: Tem como objetivo o fornecimento de uma transferência de dados transparente entre as entidades da sessão, liberando-as de detalhes desnecessários. Essa camada garante a conformidade com QoS (Quality of Service).

5- Camada de Sessão: Fornece os meios necessários para cooperação das entidades da camada de Apresentação para organizar e sincronizar seu diálogo e gerenciar a troca de dados. A sessão inclui comunicação entre as entidades e define as regras nas quais a comunicação ocorre. As sessões são criadas, a comunicação acontece e as sessões são destruídas ou finalizadas.

6- Camada de Apresentação: Fornece uma representação da informação comunicada ou referenciada pelas entradas da camada de aplicação. Fornece também a gestão da sintaxe e conversão para serviços da encriptação.

7- Camada de Aplicação: Contém protocolos de alto nível, com os quais os aplicativos conversam. Por exemplo: o Microsoft Outlook precisa conversar com o Simple Mail Transform Protocol (SMTP) para conseguir transferir as mensagens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Travel do Blogger, modificado por Bruna Leite. Tecnologia do Blogger.